Matrizes de qualidade podem trazer resultados muito melhores, devido a genética melhorada vinda de divisões anteriores.
Os criadores de galinha caipira sabem muito bem que uma boa genética pode ser um grande diferencial na sua produção, ao selecionar as crias de maior porte e com mais postura, fazem a seleção da melhor genética e com isso as crias herdam suas qualidades.
Com as abelhas sem ferrão é a mesma coisa, selecionar as melhores filhas das divisões também é um melhoramento genético, se isso for aplicado em várias gerações, podemos ter uma genética superior.
Não é fácil observar boas matrizes de vendedores, pois a maioria não está interessada em fornecer matrizes boas e de qualidade infelizmente.
Aqui vão algumas dicas para escolher boas matrizes:
1. Conhecer bem a espécie
Pesquise, veja vídeos e leia documentos sobre a espécie que irá trabalhar.
2. Sempre solicitar vídeos e fotos do vendedor
Mesmo sem ter tido alguma colméia da espécie desejada, é possível fazer uma pesquisa e solicitar vídeos de diferentes criadores, podendo ficar claro a diferença populacional e força da colônia.
3. Pesquisa e indicação
Perca bastante tempo pesquisando e perguntando sobre bons vendedores, pois é melhor esperar um pouco mais do que correr risco de perder as abelhas e o seu dinheiro.
4. Primeiro experimente, depois confie e invista o dinheiro
Evite comprar muitas caixas de uma vez de um vendedor novo e ainda não conhecido, primeiro compre 1 ou 2 caixas para ver como são suas colônias. E então se forem boas mesmo, pode valer a pena comprar mais.