Como escolher o local do meliponário

 



Independente se o meliponário terá estruturas individuais ou coletivas, o local ideal onde serão alocadas as colméias deve ser escolhido baseado nas seguintes características:

  • Deve ser um local DEFINITIVO.

Para fazer a mudança na posição de uma colméia de Abelha sem ferrão, não é simplesmente mudar a caixa e posição e pronto, pois as campeiras tem uma memória fotográfica e vão sempre ir no local onde a colmeia estava anteriormente, se isso acontecer poderá perder as campeiras. Portanto o local onde elas ficarão tem que ser um local definitivo e que não haverá alteração na posição.

  • Próximo ao pasto apícola.

O local deve ser próximo de mata nativa, florestas ou plantas melíferas que irão fornecer o alimento(mel,pólen) para as abelhas e também material como resina e barro. Em média abelhas do gênero das melíponas voam até 2km e 500m para abelhas pequenas como jataí. Uma fonte de água por perto também é indicada.

 

  • Cobertura contra sol, calor e chuva.

 As caixas onde estão as colônias(colméias) devem ser abrigadas contra a incidência direta do sol, calor  e também proteger as caixas contra as chuvas.

  • Proteção contra agrotóxicos e inseticidas.


Existem milhares de relatos sobre apiários e meliponários totalmente dizimados pelo efeito desses venenos que por sua vez são coletados pelas abelhas campeiras e levados para o interior da colméia, envenenando toda a colônia. Evite instalar o meliponário próximo a plantações de lavoura onde são utilizadas pulverizações aéreas ou manuais de veneno.

  • Proteção contra animais

Um local cercado e uma distância mínima de 80cm do chão já ajudam bastante, gado, galinhas e outros animais de criação também podem derrubar ou destruir as colméias, portanto evite isso também.

  • Proteção contra inimigos naturais

Para proteger contra ataques dos forídeos, matenha sermpre as colônias saudáveis e fortes. Para evitar ataques de outras abelhas pilhadoras ainda há muito a ser pesquisado, mas há relatos de que uma colônia isolada e sozinha é um alvo mais fácil do que várias colônias da mesma espécia e bem próximas umas das outras, nesse caso as vizinhas pode ajudar na expulsão das abelhas invasoras.